✈ BUSQUE MILHARES DE CURSOS NO EXTERIOR AGORA » CLIQUE AQUI.

Glossário de Intercâmbio

Tudo que você precisa saber para escolher melhor o seu programa de estudos no exterior

Glossário de Intercâmbio Estudantil e Cursos no Exterior

AU PAIR
Intercâmbio cultural para jovens moças a partir de 18 anos (a idade máxima depende de cada país). Estados Unidos, França e Alemanha são alguns dos países que oferecem este programa. As Au Pairs coordenam as atividades das crianças da casa e são recebidas como pessoas da família. Recebem remuneração semanal ou mensal, tem folga e férias.
COLEGIAL
Programa de estudos regulares equivalente ao Ensino Médio brasileiro. O participante deve ter de 15 a 18 anos e conhecimento intermediário do idioma. Pode ser semestre ou ano escolar, com convalidação no Brasil.
CURSO DE IDIOMA COM POSSIBILIDADE DE TRABALHO
São cursos de idiomas de longa duração (a partir de 16 semanas, mas depende do país), que exigem que o aluno tenha um visto de estudante. Esse visto, em alguns países (como Irlanda e Austrália), permite que o aluno trabalhe meio período durante as aulas e integral durante as férias.
ESTÁGIOS NÃO REMUNERADOS
Programa desenvolvido para estudantes que estão terminando a universidade ou profissionais em início de carreira em diversas áreas, que desejam praticar o idioma vivenciando uma autêntica situação de trabalho. Combinam pelo menos um mês de estudos para aperfeiçoar o idioma com o período de estágio não remunerado.
ESTÁGIOS REMUNERADOS
Para estudantes universitários ou jovens profissionais. Há programas voltados para área específica de interesse e outros para atividades gerais. São regulamentados pela legislação de cada país, pois exigem visto especial. Período: de 3 a 18 meses.
GRADUAÇÃO
Cursos equivalentes ao Ensino Superior, nas diferentes áreas como humanas, exatas e biológicas. É necessária comprovação de conhecimento do idioma por um exame de proficiência (TOEFL no caso dos Estados Unidos). Normalmente, tem duração de três a cinco anos.
IDIOMA COMBINADO COM INTERESSES ESPECIFÍCOS
Cursos que combinam o estudo de uma língua com a prática de esportes (mergulho, vela, esqui, rodeio, futebol etc.) ou aulas de cultura e artes (história da arte, cultura espanhola ou italiana, fotografia etc.).
IDIOMA GERAL
Destina-se a pessoas com interesse em aprender e aprimorar o idioma, seja para fins de trabalho, passeios ou dia-a-dia. Abrange aspectos como gramática, redação, vocabulário e conversação e é direcionado a qualquer nível de conhecimento. Pode ter carga horária semi-intensiva (15 ou 20 horas semanais) ou intensiva (30 horas semanais).
MBA – MASTER IN BUSINESS ADMINISTRATION
O curso de gerenciamento de pós-graduação mais procurado talvez seja o MBA (Mestrado em Administração de Empresas), ministrado em numerosas escolas de Business que fazem parte das Faculdades ou Universidades.
PARA NEGÓCIOS
Destinado a estudantes e profissionais que necessitam aprimorar os conhecimentos do idioma para a carreira. Inclui estudo de termos específicos, leituras e discussões de artigos e temas referentes aos negócios. Existem também cursos de idiomas para profissionais de áreas como: Medicina, Direito, Jornalismo, Finanças, entre outros.
PARA TERCEIRA IDADE
Programas que combinam o estudo do idioma com diversas atividades sociais e culturais organizadas para pessoas da terceira idade.
PÓS-GRADUAÇÃO
Cursos de especialização em áreas ligadas ao curso de graduação. É necessária a apresentação do comprovante de graduação, assim como o de conhecimento do idioma.
PROFISSIONALIZANTES/ EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Cursos com duração menor que os de pós-graduação e que abordam uma área específica. Valorizam o currículo e atualizam profissionais experientes.
PROGRAMAS DE FÉRIAS PARA ADOLESCENTES E ADULTOS
Combinam estudo de um idioma com diversas atividades esportivas e sociais, além de excursões. Esses programas são oferecidos em diversos países.
TREINAMENTO PARA PROFESSORES
Destina-se àqueles que querem ser professores do idioma como língua estrangeira ou aos profissionais que trabalham na área e buscam uma reciclagem.
PREPARATÓRIOS PARA EXAMES
Cursos específicos para prestar exames de proficiência como TOEFL, TOEIC, IELTS, Cambridge, Michigan e GMAT, ou ainda DELE e DELF, necessários para qualificar-se a cursos de graduação, pós-graduação ou especialização em países de língua estrangeira.
TOEFL
Mede a capacidade de leitura, compreensão auditiva, redação e domínio da gramática da língua inglesa. É o mais aceito em universidades no mundo. Validade de dois anos. Inclui prova oral e é destinado a pessoas que, por razões profissionais, precisam de um certificado internacional de proficiência em língua inglesa.
MICHIGAN
Inclui prova oral e é destinado a pessoas que, por razões profissionais, precisam de um certificado internacional de proficiência em língua inglesa.
CAMBRIDGE
Para as instituições inglesas, esse exame tem valor similar ao do Toefl, mas sem prazo de validade. É oferecido em três níveis: intermediário, avançado e proficiency.
GMAT
Necessário para quem quer fazer MBA nos Estados Unidos, inclui lógica e matemática.
IELTS
Inclui redação, teste de leitura e compreensão auditiva e em língua inglesa é reconhecido em diversas universidades britânicas e australianas.
TOEIC
Exame reconhecido internacionalmente como padrão de medida de proficiência em inglês para comunicação comercial.
 
Fonte: Belta - Brazilian Educational & Language Travel Association
 
 

Os Custos de Uma Viagem de Estudos para o Exterior Incluem:

Taxa de remessa de valores; taxa de matrícula; curso; taxa de acomodação; acomodação; passaporte; taxa de visto consular; passagem aérea; taxa de embarque (ida e volta); seguro-saúde/viagem; taxa de recepção em aeroporto; alimentação; transporte; gastos pessoais; gastos com artigos de higiene, com roupas da estação, etc.; passeios turísticos.

Comentários